Fontes de Alimentacao

Faça sua fonte de alimentação

Fonte digital Gophert CPS-1620, 16V 20A

Todo hobista ou estudante que gosta de eletricidade, eletrônica, robótica ou de projetos com eletrônicos precisa de uma boa fonte de alimentação.
Para bancada você precisará de uma fonte de no mínimo 12V (ou 13,8V), existem fontes de até 50V. Uma fonte de, no mínimo, 5A vai fornecer bastante corrente e aguentar o tranco considerando que a maioria dos dispositivos eletrônicos consomem menos de 2A. Mas se você vai usar com modelismo talvez precise de uma fonte de 10A. Portanto uma fonte de 12V/10A pode ser uma excelente escolha para sua bancada. As fontes chaveadas usadas em sistemas CFTV são excelentes para esse fim.
Você pode comprar uma fonte de alimentação regulada moderna, totalmente digital, como as fontes Gophert ou então fazer a sua própria fonte regulada a partir de uma fonte como as fontes de CFTV ou de computador. Outra opção é encomendar num especialista uma fonte específica para a sua necessidade.
Caso você necessite de uma fonte específica eu recomendo o
Prof. Paulo Brites (RJ)
 que faz fontes reguladas sob encomenda e também conserta fontes e eletrônicos. Recomendo também o César Covolo da Slotcar Fácil (SP) que desenvolve fontes reguladas e controles para autorama (slotcar), além de consertar qualquer material eletrônico.

Módulo PWM Slotcar Fácil

Módulo PWM Slotcar Fácil para ser usado com uma fonte de até 20V

Fonte de 12V 30A regulada by Paulo Brites

Se você curte fazer seus projetos você pode construir sua própria fonte regulada comprando uma fonte fixa chaveada tipo colméia de 12V, um módulo PWM para regular a tensão, um display voltímetro/amperímetro e uma embalagem (case). No vídeo a seguir mostro a fonte mais recente que montei em maio de 2019:

Se você vai usar sua fonte com projetos de robótica ou mecatrônica não vai precisar de muita corrente e nesse caso a sugestão é usar uma fonte de 12V/5A. Mas se você for usar sua fonte para modelismo, autorama ou projetos com motores ou cargas que consomem muito, a sugestão é montar uma fonte regulada a partir de fonte fixa colmeia de 12V/30A (ou 12V/10A).

Fonte de 12V/ 30A, com cooler

Controle PWM de 15A

Display Voltimetro/Amperimetro

Circuito de montagem da fonte:

Esquema de montagem da fonte regulada

OBS:  Dois pontos importantes para você considerar:
1º – A qualidade e precisão da sua fonte vai depender da qualidade de seus componentes.
2º – A capacidade da sua fonte regulada pode ser dimensionada pela menor capacidade de seus componentes (fonte fixa, controlador PWM e voltimetro/amperimetro). No exemplo estamos usando um display simples voltímetro/amperímetro que suporta até 10A, o controlador PWM até 15A e a fonte fixa até 30A, então essa fonte regulada pode ser considerada para uso de até 10A.
Note que mesmo a fonte podendo fornecer até 30A o fusível do controlador PWM só vai suportar até 15A e o display simples até 10A, por isso é essa fonte é recomendada para trabalhos que consomem até 10A. Como a fonte fixa fornece até 30A e vai trabalhar com até 10A, ela não vai  esquentar nada e vai trabalhar muito bem.

Fonte SMART METER 12-14V/10A para CFTV com proteção contra sobrecarga

Se você pretende usar a fonte para modelismo ou para amaciar motores de autorama você até poderia usar uma fonte um pouco menor, por exemplo de 5 ou 10A, mas estaria trabalhando no seu limite. Portanto, para estes fins, vale a pena gastar um pouco mais e usar uma fonte de 30A porque ela já vem com cooler para ventilação, além de que não iria trabalhar no seu limite.
Para ficar com tamanhos reduzidos alguns fabricantes de fontes reguladas usam fontes fixas de 12V/5A, note que nestes casos poderão esquentar um pouco e precisarão da instalação de um cooler. As fontes MCM de 14V 10A suportam alto consumo, possuem cooler e já vêm preparadas para estes fins. Possuem também um sistema de proteção de sobrecarga na saída, por isso são um pouco mais caras e excelentes para uso em modelismo.

Veja aqui um passo a passo para montar a sua fonte regulada.

Passo a passo para uma Super Fonte de baixo custo(Fernando K Tecnologia) 

Super fonte de baixo custo by Fernando K

Para saber mais: